Cid Moreira, um apaixonado por Petrópolis: "Considero uma das cidades mais encantadoras que conheci"
O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, que morreu na manhã desta quinta-feira (03), aos 97 anos, era um apaixonado por Petrópolis, cidade onde viveu por muitos anos e recebeu o título de cidadão.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, conhecido por sua voz icônica e por ter apresentado o "Jornal Nacional" por quase três décadas, morreu na manhã desta quinta-feira (03), aos 97 anos. Embora tenha nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, Cid Moreira adotou Petrópolis como sua cidade, vivendo nela por muitos anos e recebendo, em 2014, o título de cidadão petropolitano.
Em uma entrevista exclusiva à Tribuna de Petrópolis em outubro de 2023, Cid Moreira compartilhou sua admiração pela cidade: "Passei a admirá-la pelo verde, pela arquitetura, pelo acolhimento que recebi desde o início, esse ar puro daqui, temperatura maravilhosa. Sem falar da gastronomia, da história… Considero Petrópolis uma das cidades mais encantadoras que conheci".
O título de cidadão petropolitano foi concedido a Cid Moreira pela Câmara de Vereadores de Petrópolis em 14 de março de 2014, em uma cerimônia tradicional que ocorre desde a década de 50. "Foi emocionante receber o título de cidadão petropolitano. A alegria desse reconhecimento foi muito grande. Me sinto, realmente, um cidadão petropolitano", afirmou o jornalista.
Cid Moreira e sua esposa, Fátima Sampaio Moreira, moravam em Petrópolis há cerca de 12 anos. "Vendi minha casa no Rio e me mudei para cá há cerca de 12 anos. Acho que foi uma boa decisão. Aqui temos tudo o que precisamos", disse o jornalista, que, aos 96 anos, valorizava o bem-estar e a qualidade de vida que a cidade proporcionava.
Cid Moreira, além de elogiar o atendimento médico, as lojas, supermercados, mercadinhos e restaurantes de Petrópolis, também mencionava com carinho o Horto Municipal e a Feirinha de Itaipava. "Sentimos que aqui é a nossa casa. Sou grato aos queridos médicos que me atendem com muita atenção. Eu amo essa cidade tão querida, onde temos uma ótima qualidade de vida", finalizou.