Petrópolis participará de pesquisa sobre violência do Ministério da Saúde
A cidade de Petrópolis será incluída em um estudo nacional que visa traçar o perfil de vítimas de violência e acidentes, com o objetivo de propor medidas preventivas.
Autor original: Redação/ Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Ministério da Saúde, por meio da pesquisa Viva Inquérito, realizará um estudo nacional para analisar o perfil de vítimas de violência e acidentes em hospitais de todo o país. A pesquisa, em sua 6ª edição, visa identificar fatores de risco e propor medidas preventivas para a redução da violência.
O Rio de Janeiro, incluindo a cidade de Petrópolis, fará parte do estudo, que também abrangerá outros municípios do estado. O objetivo da pesquisa é coletar dados sobre o perfil das vítimas, os tipos de violência sofrida e os fatores de risco e proteção relacionados a esses eventos.
A pesquisa será realizada por meio de entrevistas com vítimas de violência e acidentes atendidas em unidades de urgência e emergência. Os entrevistadores estarão identificados com crachás e roupas com logos do Viva Inquérito e apresentarão ofícios do Ministério da Saúde aos hospitais participantes. O estudo conta com a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe) e tem como objetivo fornecer dados importantes para a formulação de políticas públicas de saúde.
As edições anteriores do Viva Inquérito já identificaram áreas prioritárias e forneceram evidências para a criação de políticas públicas locais de combate à violência. Os resultados da pesquisa ajudarão a entender melhor a realidade da violência no Brasil e a desenvolver ações eficazes de prevenção.