1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis: Um Dia para Celebrar e Fortalecer a Inovação Social na Cidade
O evento, que acontece na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, na UNIFASE, reunirá pesquisadores, atores de suporte e iniciativas de inovação social para discutir o ecossistema de inovação social de Petrópolis.
Autor original: Primeira oficina da pesquisa, no Cefet-RJ, campus PetrópolisFoto: Divulgação
Edição e resumo: Thiago Mendes
O 1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis, que acontece na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, na UNIFASE, marca o encerramento do primeiro ciclo do projeto de pesquisa “Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis”. O evento contará com uma programação rica, incluindo mesas com pesquisadores de observatórios de inovação social de outros estados e cidades, com atores de suporte como universidades, centros de pesquisa e empresas, além de dois painéis expositivos com a participação de quatro iniciativas de inovação social de Petrópolis em cada um deles.
Um dos destaques do Simpósio é a presença da professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Maria Carolina Martinez Andion. Carolina, pioneira nos estudos sobre inovações sociais no país e coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), fará a conferência inaugural às 9h30 da manhã. Ela também participará da mesa com representantes de outros observatórios de inovação social na parte da tarde (14h). Para a pesquisadora, o simpósio é uma oportunidade crucial para encontrar colegas e parceiros que estão trabalhando para fortalecer a inovação social em várias regiões do país.
O Simpósio também abordará a importância do apoio às iniciativas de inovação social, com a participação de representantes da UNIFASE, do Instituto Philippe Guedón (IPG), do Cefet-RJ, do Serratec e da coordenadora do Centro Educacional Terra Santa, Andrea Fecher. A mesa, marcada para as 15 horas, visa promover o debate sobre o papel fundamental de instituições que oferecem suporte para o desenvolvimento e fortalecimento de projetos de inovação social.
O evento contará com a participação de oito iniciativas de inovação social de Petrópolis, que apresentarão seus trabalhos nos dois painéis expositivos. As iniciativas, como o Terra Santa, a Associação Amigos da Mata, o Instituto Todos Juntos Ninguém Sozinho (TJNS) e o Grupo Teatral Povo do Cafundó, mostrarão seus projetos inovadores e soluções para os desafios sociais da cidade.
O Simpósio também marcará o lançamento da plataforma do OBISP, o Observatório de Inovação Social de Petrópolis, uma ferramenta de pesquisa colaborativa pública e gratuita que disponibilizará dados recolhidos de forma organizada para fortalecer e dinamizar a rede de atores sociais na cidade.