Eleitores Reportam Congestionamento no App do e-Título
Instabilidades no aplicativo do e-Título geram filas virtuais no dia da eleição
Autor original: Renata Okumura/Estadão
Edição e resumo: Thiago Mendes
No primeiro turno das eleições 2024, realizado neste domingo (06), internautas relataram nas redes sociais instabilidades ou problemas no carregamento do e-título, a versão digital do título de eleitor. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se trata de instabilidade, mas de uma “fila virtual” causada pelo grande número de acessos.
O aplicativo e-Título permite acessar o título de eleitor pelo celular, consultar o local de votação, emitir certificado de quitação eleitoral e, no prazo determinado, se inscrever para ser mesário voluntário e justificar a ausência no pleito. A justificativa de ausência pelo e-Título pode ser feita até às 17 horas deste domingo.
É importante destacar que o TSE suspendeu o download do aplicativo neste domingo, dia da eleição. Somente aqueles que já o baixaram podem utilizá-lo. O acesso para download será retomado na segunda-feira, 7.
Para que o eleitor possa apresentar apenas o e-título, é necessário que ele tenha cadastrado sua biometria na Justiça Eleitoral. Caso contrário, é preciso apresentar também um documento com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, reservista ou passaporte.