PF registra quase mil crimes eleitorais no Brasil; Petrópolis fica livre de ocorrências
Segundo a Polícia Federal, 918 crimes eleitorais foram contabilizados em todo o Brasil até o momento. Petrópolis não teve registros, mas equipes da Justiça Eleitoral estão mobilizadas para atender denúncias, com apoio da Polícia Civil e Militar.
Autor original: Enzo Gabriel
Edição e resumo: Thiago Mendes
O boletim divulgado às 13h deste domingo (06) pela Polícia Federal mostrou que 918 crimes eleitorais foram contabilizados em todo o Brasil. Em Petrópolis, nenhuma ocorrência foi registrada, mas a Justiça Eleitoral informou que as equipes estão sendo mobilizadas para todas as denúncias, com apoio das polícias Civil e Militar.
Além disso, duas urnas eletrônicas precisaram ser trocadas em Petrópolis, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que não especificou as seções onde as substituições foram realizadas.
A maioria dos crimes já registrados no Brasil é referente a compra de votos/corrupção eleitoral, com 195. Em seguida, aparecem crimes não especificados, com 179. Falsidade ideológica teve 158 casos, enquanto 137 ocorrências de injúria ou difamação contra candidatos foram flagradas. Houve ainda 52 casos de boca de urna e mais 52 de propaganda eleitoral irregular. O restante teve menos de 50 registros.
Até a última atualização da Polícia Federal, 57 pessoas foram presas por praticaram os crimes eleitorais citados em todo o país.