Eleições 2024 no Rio: Apenas três cidades vão para o segundo turno
Petrópolis, Niterói e São João de Meriti decidem seus prefeitos em novo pleito no dia 27 de outubro.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
As eleições municipais no Rio de Janeiro tiveram seus resultados consolidados neste domingo (06), com apenas três cidades definindo seus prefeitos no segundo turno: Petrópolis, Niterói e São João de Meriti. Inicialmente, 11 municípios fluminenses com mais de 200 mil eleitores tinham a possibilidade de uma segunda rodada eleitoral, mas em outras cidades, os candidatos alcançaram a marca de 50% mais um dos votos válidos, garantindo a vitória em primeiro turno.
Um ponto a destacar é a situação em Petrópolis. Dentre os 11 municípios com mais de 200 mil eleitores, somente a Cidade Imperial e Belford Roxo não tiveram nenhum representante do governo eleito em 2020 avançando para o segundo turno ou conseguindo a vitória já na primeira etapa. Em Petrópolis, a disputa será entre o vereador Hingo Hammes (PP) e o deputado estadual Yuri Moura (PSOL), que obtiveram 49,96% e 17,77% dos votos válidos, respectivamente.
Niterói, o quinto maior colégio eleitoral do estado, terá uma disputa acirrada entre o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) e o deputado federal Carlos Jordy (PL). Neves, que conta com o apoio do atual prefeito, Axel Grael, recebeu 48,47% dos votos válidos, enquanto Jordy obteve 35,59%.
Em São João de Meriti, o sexto maior colégio eleitoral do estado, os deputados estaduais Léo Vieira (Republicanos) e Valdecy da Saúde (PL) se enfrentarão no segundo turno. Vieira conquistou 49,82% dos votos, enquanto Valdecy, que foi vice-prefeito na gestão do atual prefeito, Dr. João, obteve 33,01% dos votos válidos.
O segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro, com a votação ocorrendo das 8h às 17h. Em Petrópolis, o transporte público será gratuito entre 7h e 18h para facilitar o acesso dos eleitores às urnas.