Petrópolis registra aumento na cobertura vacinal infantil
Dados da RNDS do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis mostram aumento na cobertura vacinal para crianças até dois anos de idade em 2024.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Em 2024, nove vacinas do Calendário Nacional de Vacinação aplicadas em crianças até o segundo ano de vida já superaram os números de 2023 em todo o país, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde. Em Petrópolis, a Secretaria Municipal de Saúde também registrou um aumento na cobertura vacinal.
Segundo a Secretaria, o município atingiu a meta de vacinação para os imunizantes BCG e Hepatite B (recém-nascidos), Meningocócica C e Tríplice Viral (menores de um ano) e Meningocócica C (um ano completo ou mais). As vacinas do Calendário Nacional Básico estão disponíveis nas 15 salas de vacinação de Petrópolis.
Rio de Janeiro também registra aumento na cobertura vacinal para 12 dos 16 imunizantes do calendário infantil, com destaque para a vacina BCG, que subiu de 87,78% em 2023 para 89,14%. A cobertura também cresceu para a Hepatite B (< 30 dias), Meningite C, Pneumo 10 e Pólio Oral Bivante.
Em abril, o Ministério da Saúde divulgou um aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em todo o país, revertendo a tendência de queda nos índices vacinais desde 2016. O resultado corrobora com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, que retiraram o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.
Para saber quais vacinas são recomendadas para cada faixa etária, consulte o Calendário Nacional de Vacinação e a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação – 2024. Para indivíduos com condições clínicas especiais, as vacinas e recomendações de uso estão disponíveis no Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE.