Soluções para o Trânsito em Itaipava: Projetos Engavet ados e Urgência por Ações
Estudos apontam soluções para o trânsito em Itaipava, mas projetos permanecem engavetados, gerando frustração em moradores e empresários.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O distrito de Itaipava, em Petrópolis, enfrenta problemas crônicos no trânsito, com seis projetos de melhoria esquecidos em gavetas. Entre eles, estão soluções como a construção de pontes, alterações no trevo de Bonsucesso e a criação de retornos, propostas que já foram elaboradas e aprovadas há anos.
Um estudo realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ, e apresentado em março deste ano, confirmou a urgência dessas soluções. O estudo, contratado pela prefeitura de Petrópolis, custou R$ 875 mil e apresentou seis cenários distintos para melhorar o fluxo de veículos na região.
A principal proposta do estudo é a construção de uma ponte atrás do Hortomercado Municipal, que conectaria Itaipava a Bonsucesso, evitando a necessidade de passar pelo trevo congestionado. A ponte, segundo o estudo, absorveria cerca de 20% do fluxo de veículos que atualmente trafegam pelo trevo em direção a Nogueira.
Apesar da urgência e dos recursos investidos no estudo, nenhuma das soluções apresentadas possui data para sair do papel. O movimento empresarial Unidos Por Itaipava (Unita) critica a falta de ação da prefeitura e cobra a execução dos projetos. Segundo Alexandre Plantz, um dos líderes do Unita, a falta de projetos executivos impede a captação de recursos estaduais e federais para a realização das obras.
O Unita está elaborando um documento oficial para pressionar o governo municipal e os candidatos a prefeito a agilizar a execução dos projetos. O movimento também exige que os candidatos se comprometam com prazos para a conclusão das obras, garantindo que as soluções para o trânsito em Itaipava finalmente se concretizem.