Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí abre vagas para novos músicos
Processo seletivo para violino, viola e contrabaixo acústico oferece oportunidade para estudantes da rede pública de Petrópolis
Autor original: Orquestra de Câmara do Palácio ItaboraíFoto: Divulgação
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT), projeto sociocultural do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz/Petrópolis), está com inscrições abertas para novos membros.
O processo seletivo, com início imediato, é direcionado a estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. As vagas disponíveis são para violino, viola e contrabaixo acústico.
Um ponto positivo é que não é necessário conhecimento prévio de teoria musical ou possuir instrumento para participar da seleção. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de setembro, exclusivamente pelo WhatsApp (24) 2103-2181. A seleção acontecerá no dia 25 de setembro, no Palácio Itaboraí, localizado na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso, Petrópolis.
A OCPIT, criada em 2013, tem como objetivo desenvolver o aprendizado musical com uma perspectiva profissionalizante e humanista. Os jovens músicos participantes têm acesso a um curso intensivo e gratuito de 300 horas anuais, incluindo aulas teóricas e práticas de música, masterclasses, intercâmbios com universidades de música e apresentações regulares em concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.
O projeto também prepara os alunos que desejam ingressar nas Universidades Públicas para os Testes de Habilidades Específicas (THE) das Escolas de Música.