Candidatos a prefeito de Petrópolis debatem a crise no transporte público
Em meio à crise no transporte público de Petrópolis, com a Petro Ita no centro das atenções, candidatos a prefeito apresentam suas propostas para solucionar os problemas do sistema.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
A crise no transporte público de Petrópolis se intensificou nos últimos anos, com a empresa Petro Ita no centro do problema, devido a falhas mecânicas, acidentes e atrasos nos pagamentos aos funcionários. Outras empresas também enfrentam problemas, como o descumprimento de regulamentações do transporte público e atrasos nos pagamentos.
A situação levou à saída da viação Cascatinha, e as linhas que ela operava foram assumidas emergencialmente pela Turp e Cidade das Hortênsias até a realização de uma licitação, que foi paralisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) por suspeitas de irregularidades.
Em uma série de entrevistas com candidatos a prefeito, a Tribuna de Petrópolis solicitou propostas para o transporte público no município. As respostas foram enviadas por escrito, com um limite de 500 caracteres.
Doutor Santoro (NOVO) critica a situação atual do transporte em Petrópolis como “uma verdadeira vergonha”, enfatizando a necessidade de um plano abrangente para a mobilidade urbana, além da renovação da frota. Eduardo do Blog (Republicanos) defende a substituição da CPTrans, a fiscalização e punição de empresas que não cumprirem os contratos, a garantia dos direitos dos rodoviários e a recuperação das linhas e cobradores. Ele também propõe que a Prefeitura assuma a responsabilidade pelo pagamento das dívidas com o sistema.
Hingo Hammes (PP) propõe a licitação de todas as linhas que operam sem contrato de concessão, a retomada do controle da Bilhetagem Eletrônica e a implementação do Fundo de Mobilidade Urbana. Ele também defende a revisão do sistema de transporte municipal e o aumento das penalidades para empresas que descumprirem contratos.
Rubens Bomtempo (PSB) responsabiliza o governo anterior pela crise, afirmando que a situação se agravou em 2021. Ele destaca as ações do atual governo, como a renovação da frota, a proibição da operação da Cascatinha e a luta para retirar a Petro Ita do sistema. Bomtempo também afirma que a licitação para substituir as empresas já começou e será concluída.
Yuri Moura (PSOL) defende a intervenção nas empresas que não prestam bons serviços, com a Prefeitura assumindo o controle e garantindo manutenção dos ônibus, horários para a população, salários e empregos para os rodoviários. Ele também propõe a volta dos cobradores e a implementação gradual da tarifa zero em linhas de corredores e interbairros, além da criação de um fundo municipal com recursos de IPVA, subsídios e passagens pagas por empresas.