Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí abre vagas para novos músicos
Processo seletivo para violino, viola e contrabaixo acústico está aberto até 23 de setembro
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT), um projeto sociocultural do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz/Petrópolis), está com inscrições abertas para novos músicos.
Estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis, matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio, podem se candidatar para as vagas em violino, viola e contrabaixo acústico. A seleção ocorre no dia 25 de setembro, no Palácio Itaboraí, e não exige conhecimento prévio de teoria musical ou instrumento próprio.
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de setembro pelo Whatsapp (24) 2103-2181.
A OCPIT, fundada em 2013, oferece um curso intensivo e gratuito de 300 horas anuais, com foco na profissionalização e humanização da música. O programa inclui aulas teóricas e práticas, masterclasses, intercâmbios com universidades de música e apresentações regulares em diversos locais, incluindo escolas públicas.
O projeto também prepara os alunos para os Testes de Habilidades Específicas (THE) das Escolas de Música das Universidades Públicas, auxiliando-os na busca por oportunidades de ingresso no ensino superior.