Candidatos a Prefeito de Petrópolis Discutem Soluções para Crise na Educação
Resultados do Ideb mostram que a educação em Petrópolis ainda busca recuperação pós-pandemia, com metas não atingidas no ensino fundamental e médio. Candidatos a prefeito apresentam suas propostas para reverter a situação.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 revelaram um cenário desafiador para a educação de Petrópolis, com a cidade não atingindo as metas educacionais no ensino fundamental e médio. A cidade ficou entre 0,5 e 0,7 ponto abaixo do esperado, evidenciando a necessidade de ações eficazes para reverter essa realidade.
O desempenho de Petrópolis no Ideb ficou abaixo da média do estado do Rio de Janeiro, com a cidade ocupando a 37ª posição no ensino fundamental I e 32ª nos anos finais. A análise por escola revelou um desafio ainda maior em algumas unidades, com resultados abaixo da meta em mais de três pontos.
Diante dessa realidade, a Tribuna de Petrópolis entrevistou os cinco candidatos a prefeito para entender suas propostas e planos para melhorar os indicadores da educação no município. Os candidatos apresentaram suas ideias para investimentos na educação básica, buscando soluções para os problemas identificados no Ideb.
Rubens Bomtempo (PSB), por exemplo, destacou a maior nota nos anos iniciais da história do município, atingindo o 2º lugar na região metropolitana. Ele também citou a expansão de vagas em CEIs e investimentos em formação para professores. Yuri Moura (PSOL) propõe a criação do programa Escola-Bairro, que visa ampliar o acesso ao ensino, oferecer atividades extracurriculares e combater o analfabetismo.
Doutor Santoro (Novo) defende uma escola sem partido e com foco em formação técnica, além de incentivar modelos de ensino como charter schools e escolas militares. Eduardo do Blog (Republicanos) prioriza investimentos em profissionais da educação, tecnologia e atividades no contraturno escolar. Hingo Hammes (PP) propõe a criação de um sistema integrado de gestão e acompanhamento pedagógico, além de uma avaliação diagnóstica para identificar falhas no ensino.