Sonora Brasil 2024: Petrópolis recebe festival de música regional e tradicional
O festival musical chega à Cidade Imperial com atrações de 4 estados e artistas renomados, além de oficinas e debates.
Autor original: Chau do Pife e Andréa LaisFoto: Divulgação/Sesc
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Sonora Brasil, projeto cultural do Sesc com 26 edições, chega a Petrópolis neste domingo (15/9) pela primeira vez. O evento, que reúne atrações musicais de caráter regional e tradicional de diferentes partes do país, terá apresentações, oficinas e debates no Centro Cultural Sesc Quitandinha, com entrada gratuita.
Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, o Sonora Brasil 2024 trará artistas e grupos de Alagoas, Paraná, Distrito Federal e Rondônia, além do Rio de Janeiro. O festival reúne nomes consagrados e artistas da cena contemporânea, em formações que misturam ritmos e gerações.
Entre os destaques estão a dupla alagoana Chau do Pífe e Andréa Lais, com um espetáculo que combina a tradição do pife nordestino com a MPB, e o violonista de 7 cordas Fernando César (DF), acompanhado pelo jovem Tiago Tunes do bandolim. O público também poderá conhecer a MPBera, movimento rondoniense que valoriza a identidade ribeirinha, com Bado, Sandra Braids e a banda Quilomboclada.
O festival também contará com artistas locais, como o Pifania do Sonora, formado pelo coletivo Pifania da Mata, que fará um cortejo por espaços do Centro Cultural Sesc Quitandinha. Da capital fluminense, o compositor Charlles André e a cantora Luciane Dom se apresentarão, assim como o Baile Charme Soul Black, comandado por Luis Marques, e o Trio Maluvido, com um baile de forró.
Além das apresentações musicais, o Sonora Brasil 2024 oferece a oficina “A Construção do Xote – Da Matriz à Contemporaneidade”, com Rafael & Marie do Projeto Forró de Rua RJ, e a mesa redonda “A Música abraça a Dança”, com músicos dos grupos participantes.