Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí: Apresentação Gratuita em Petrópolis
Alunos de violino se apresentam no Teatro Afonso Arinos com clássicos de Bach, Vivaldi e Gluck, além de canções folclóricas.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) irá se apresentar nesta sexta-feira (13) em Petrópolis com um recital gratuito no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 18h.
O evento contará com alunos de violino, acompanhados de piano, que apresentarão clássicos de compositores renomados como Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Christoph Gluck, além de um repertório diversificado de canções folclóricas.
"O recital faz parte das atividades curriculares do projeto da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí e é uma oportunidade para cada músico mostrar seu progresso individual", afirma Nina Mayer, coordenadora executiva da OCPIT.
A OCPIT, um projeto sociocultural do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz/Petrópolis), foi criada em 2013 com o objetivo de promover o aprendizado musical de forma profissionalizante e humanista. Os jovens musicistas participam de um curso intensivo e gratuito de três anos, com carga horária anual de 300 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, masterclasses, intercâmbios com universidades de música e apresentações regulares para diversos públicos.
O projeto também prepara os alunos para os Testes de Habilidades Específicas (THE) das Escolas de Música, visando a entrada em universidades públicas. Atualmente, a OCPIT está com processo seletivo aberto para vagas de início imediato, com inscrições até o dia 23 de setembro para estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis entre o 8° ano do ensino fundamental e o 1° ano do ensino médio. A seleção será realizada no dia 25, no Palácio Itaboraí, na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso, para as vagas de violino, viola e contrabaixo acústico.