Combate às Queimadas: Denuncie e Ajude a Preservar o Ambiente
Secretaria do Ambiente e Inea pedem colaboração da população para combater incêndios florestais no Rio de Janeiro.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
Com o aumento significativo de incêndios florestais no estado do Rio de Janeiro, agravados pela estiagem, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pedem a colaboração da população para denunciar casos de fogo em vegetação.
O objetivo é identificar e punir os responsáveis por estes crimes ambientais.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (interior) ou 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo “Disque Denúncia Rio”.
A SEA e o Inea reforçam que provocar incêndios florestais é crime e alertam a população sobre a importância de evitar queimadas durante o período de estiagem.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, mais de 95% dos incêndios florestais têm causa humana, seja por descuido ou intencionalmente. É essencial que a população fique atenta e siga as orientações para evitar o agravamento da situação, como não descartar bitucas de cigarro em áreas verdes, não fazer queima de lixo ou para limpeza de terreno, evitar acender fogueiras e soltar fogos de artifício. Soltar balões também é crime e deve ser evitado.