Logo SerraRio
Home
Notícias
Ministério Público do RJ abre investigação sobre incêndios florestais em Petrópolis

Compartilhar

Ministério Público do RJ abre investigação sobre incêndios florestais em Petrópolis


Órgão instaura procedimento para apurar condições de prevenção e combate a incêndios na cidade, após diversos focos de incêndio destruírem a vegetação local.

G1
Sábado, 14 de setembro de 2024 às 17:24

Autor original: g1

Edição e resumo: Thiago Mendes

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) anunciou que vai apurar as condições de prevenção e combate a incêndios florestais em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, após uma série de focos de incêndio destruírem a vegetação em diversos pontos da cidade.

Um procedimento foi instaurado pelo órgão para acompanhar a Política de Defesa Civil para gestão de risco e de desastre provocado por queimadas, determinando uma série de providências.

O MPRJ pretende levantar informações sobre medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação ambiental, e exige que diversos órgãos, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Inea e concessionárias de saneamento, apresentem seus planos de operação e ação para o combate a incêndios florestais.

A situação em Petrópolis é considerada crítica em localidades como Caxambu, Morin e Secretário. O Ministério Público também busca identificar as causas e autoria dos incêndios, e pretende tomar medidas administrativas, civis e criminais contra os responsáveis.

O incêndio no Monumento Natural da Maria Comprida, uma área de Mata Atlântica, chegou bem perto das casas e mobilizou brigadistas do Inea. Em todo o estado do Rio, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 194 incêndios florestais, mas ainda atua em 56 ocorrências de fogo em vegetação.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram