Ministério Público do RJ abre investigação sobre incêndios florestais em Petrópolis
Órgão instaura procedimento para apurar condições de prevenção e combate a incêndios na cidade, após diversos focos de incêndio destruírem a vegetação local.
Autor original: g1
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) anunciou que vai apurar as condições de prevenção e combate a incêndios florestais em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, após uma série de focos de incêndio destruírem a vegetação em diversos pontos da cidade.
Um procedimento foi instaurado pelo órgão para acompanhar a Política de Defesa Civil para gestão de risco e de desastre provocado por queimadas, determinando uma série de providências.
O MPRJ pretende levantar informações sobre medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação ambiental, e exige que diversos órgãos, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Inea e concessionárias de saneamento, apresentem seus planos de operação e ação para o combate a incêndios florestais.
A situação em Petrópolis é considerada crítica em localidades como Caxambu, Morin e Secretário. O Ministério Público também busca identificar as causas e autoria dos incêndios, e pretende tomar medidas administrativas, civis e criminais contra os responsáveis.
O incêndio no Monumento Natural da Maria Comprida, uma área de Mata Atlântica, chegou bem perto das casas e mobilizou brigadistas do Inea. Em todo o estado do Rio, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 194 incêndios florestais, mas ainda atua em 56 ocorrências de fogo em vegetação.