MPRJ abre procedimento para apurar combate a incêndios em Petrópolis
Ministério Público do Rio de Janeiro investiga ações de prevenção e combate a incêndios florestais no município, após incêndios recentes em áreas críticas.
Autor original: Incêndio em PetrópolisFoto: Reprodução
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, iniciou uma investigação sobre a gestão de riscos e desastres relacionados a incêndios florestais no município.
O objetivo é analisar a efetividade da Política de Defesa Civil de Petrópolis, com foco em ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação ambiental.
A investigação visa coletar informações sobre as medidas disponíveis para lidar com incêndios florestais, incluindo a identificação das áreas mais críticas, como Caxambu, Morin e Secretário.
O MPRJ solicitou que diversos órgãos, como a Defesa Civil, Bombeiros, INEA, gestores de unidades de conservação, CONCER, DER e a concessionária de saneamento, apresentem seus planos de operação para incêndios florestais, registros de ocorrências e planos de contingência.
Além disso, o INEA foi solicitado a fornecer informações sobre o manejo de animais silvestres feridos, a previsão para a criação de CRAS ou CETAS em Petrópolis, e a investigação das causas e autoria dos incêndios florestais.