Logo SerraRio
Home
Notícias
Rio de Janeiro registra crescimento expressivo no mercado cervejeiro

Compartilhar

Rio de Janeiro registra crescimento expressivo no mercado cervejeiro


Estado lidera ranking nacional com aumento de 27% em empresas cervejeiras nos últimos cinco anos

Tribuna de Petrópolis
Terça-feira, 15 de outubro de 2024 às 15:23

Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis

Edição e resumo: Thiago Mendes

O estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento significativo no número de empresas dedicadas à produção de cervejas e chopes nos últimos cinco anos. De acordo com um levantamento do Sebrae Rio, com base em dados da Receita Federal, houve um aumento de 27% no número de empresas nesse setor, totalizando 195 empresas no estado.

A maioria das empresas (62%) são microempresas, seguidas por empresas de pequeno porte (27%) e médias e grandes empresas (11%). A Região Metropolitana do Rio concentra a maior parte das empresas cervejeiras, com 35% do total, seguida pela Região Serrana (24%), Médio Paraíba (14%), Centro-Sul (9%), Região dos Lagos (6%), Norte Fluminense (5%), Noroeste (4%) e Costa Verde (3%).

O crescimento do segmento cervejeiro no Rio de Janeiro está acima da média nacional, que registrou um aumento de 23% no período. Apesar disso, o estado ainda ocupa a sexta posição no ranking nacional de empresas cervejeiras em funcionamento. Esse dado demonstra o potencial do estado para atrair novos investimentos e impulsionar ainda mais o setor nos próximos anos, segundo Carina Ferraz, coordenadora de Indústria do Sebrae Rio.

O Brasil possui mais de 2,5 mil empresas cervejeiras, com 10 estados concentrando 91% dessa atividade econômica. São Paulo lidera o ranking com 18% das empresas, seguido por Rio Grande do Sul (17%), Minas Gerais (15%), Santa Catarina (12%), Paraná (11%), Rio de Janeiro (8%), Espírito Santo (5%), Goiás (3%), Bahia (2%) e Mato Grosso (2%).

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram