Ser Professor: Uma Jornada de Dedicação e Fé na Transformação
No Dia do Professor, conheça a trajetória da docente Ana Lúcia, que há 24 anos transforma vidas na Rede Municipal de Petrópolis, e entenda a importância da data e a história do ensino no Brasil.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Nesta terça-feira (15), celebramos o Dia do Professor, uma data que reconhece a crucial importância da profissão na sociedade. O dia 15 de outubro foi instituído como feriado escolar em 1963, e, atualmente, o Brasil conta com mais de 2,6 milhões de professores atuando na educação básica e superior, de acordo com dados do Inep.
Ana Lúcia Rocha dos Santos, uma dedicada professora da Rede Municipal de Petrópolis, há 24 anos dedica sua carreira à educação, atuando em diferentes funções, como orientadora escolar, diretora adjunta e diretora geral, além de lecionar. Para ela, a sala de aula é um espaço de desafios e oportunidades, onde se constrói um caminho de aprendizado, discussão e formação junto aos alunos.
A docente, que leciona desde os 18 anos, destaca a importância do professor na formação de cidadãos conscientes, que busquem o melhor para si e para os outros. Ela acredita que o maior desafio da profissão é mostrar o valor da educação na sociedade, e ressalta a fé que coloca em cada aluno que passa por sua sala de aula, na crença de que pode fazer a diferença em suas vidas.
O Censo Escolar da Educação Básica 2023 mostra que a maioria dos docentes no país (60,3%) atua no ensino fundamental. A grande maioria dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental possui nível superior completo, com a licenciatura sendo o grau acadêmico mais comum.
A data do Dia do Professor no Brasil está associada a 15 de outubro de 1827, quando D. Pedro I baixou o decreto que instituiu o ensino elementar no país, determinando que todas as cidades e vilas tivessem escolas de primeiras letras. Esse decreto também regulamentava aspectos como a descentralização do ensino, salários dos professores, matérias básicas e o processo de contratação dos docentes.