Logo SerraRio

Zoom

Home
Notícias
App Pardal da Justiça Eleitoral Recebe Mais de 38 Mil Denúncias de Propaganda Irregular em Campanhas

Compartilhar

App Pardal da Justiça Eleitoral Recebe Mais de 38 Mil Denúncias de Propaganda Irregular em Campanhas


Aplicativo registra mais de 20 mil denúncias de irregularidades em campanhas para vereador e mais de 10 mil para prefeito, com São Paulo liderando o ranking.

Tribuna de Petrópolis
Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 às 12:15

Autor original: Giordanna Neves / Estadão

Edição e resumo: Thiago Mendes

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu mais de 38 mil denúncias de publicidade irregular na campanha das eleições municipais deste ano. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. Já o segundo turno acontece no último domingo do mês, dia 27.

De acordo com o monitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte dos casos se refere às eleições ao cargo de vereador – são mais de 20,7 mil pedidos de apuração de irregularidades. Já na campanha para prefeito, são mais de 10 mil denúncias.

Quanto ao tipo de irregularidade, 11% dos relatos dizem respeito a propagandas na internet e 89% a outras formas de propaganda geral nas ruas. De acordo com o TSE, as denúncias são encaminhadas ao juízo eleitoral competente, “a fim de exercer o poder de polícia eleitoral”.

Entre os Estados, São Paulo (SP) lidera o ranking, com 7.586 denúncias. Minas Gerais (MG) aparece em segundo, com 4.705, e o Rio Grande do Sul (RS) em terceiro, com 3.930.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram