MPRJ investiga medidas de prevenção a incêndios florestais em Petrópolis
Ministério Público do Rio de Janeiro abre procedimento para apurar ações de combate a incêndios e determinar medidas preventivas
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, iniciou uma investigação sobre as medidas de prevenção e combate a incêndios florestais no município.
A ação, iniciada na última sexta-feira (13), visa analisar a eficácia da Política de Defesa Civil na gestão de risco e desastres, com foco especial nos incêndios florestais.
O objetivo é levantar informações sobre as medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação ambiental disponíveis, além de determinar uma série de providências.
Uma reunião com todos os órgãos envolvidos, incluindo Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Inea, Comdep, Concer, DER e a concessionária de saneamento, está marcada para esta segunda-feira (16), na sede da Defesa Civil.
O encontro visa a elaboração de um plano operacional de emergência para o combate aos incêndios, identificação das causas, busca da autoria, além de ações voltadas à saúde da população, monitoramento da qualidade do ar e cuidados com animais silvestres feridos. O levantamento inicial aponta que as áreas mais afetadas no município são Caxambu, Morin e Secretário.