Petrópolis: 89 focos de incêndio em vegetação em setembro
Número de ocorrências de incêndios florestais no município salta em setembro, preocupando autoridades.
Autor original: Enzo Gabriel
Edição e resumo: Thiago Mendes
Petrópolis tem sofrido com incêndios florestais, principalmente durante o período de estiagem. Neste mês de setembro, até o dia 16, foram registrados 89 focos de incêndio no município, o que representa uma média de mais de cinco ocorrências por dia.
O número de focos em setembro é alarmante, considerando que em todo o ano de 2024 foram registrados 319 casos. Isso significa que, nos últimos 16 dias, o número de incêndios aumentou 38,6% em Petrópolis.
As áreas mais atingidas pelas queimadas são Caxambu, Araras, Secretário, Morin, Pedro do Rio, Posse e Carangola.
Em todo o estado do Rio de Janeiro, foram registrados 2.723 incêndios florestais em setembro, um número que supera a média mensal de 1.798 casos registrados até agosto. O Governo do Rio de Janeiro informa que 1.100 incêndios foram debelados entre quinta-feira e domingo.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um procedimento para acompanhar a gestão de risco e desastres no município, com foco nos incêndios florestais. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pedem à população que denuncie casos de incêndio em vegetação através do Linha Verde, para que os responsáveis sejam identificados e punidos.