Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Prazo final para resgate de recursos esquecidos no sistema financeiro termina nesta quarta-feira; valores não sacados serão transferidos para o Tesouro Nacional.
Autor original: Agência Brasil
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Banco Central oferece a chance de resgatar recursos esquecidos no sistema financeiro até esta quarta-feira (16). Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm direito ao saque, totalizando R$ 8,59 bilhões em valores não sacados.
Após esta data, os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, para compensar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e 156 municípios, aprovada em setembro.
É importante ressaltar que a Lei 2.313 de 1954, que prevê a incorporação desses recursos pelo Tesouro Nacional, permite que os cidadãos reclamem os valores esquecidos posteriormente. O Ministério da Fazenda publicará um edital no Diário Oficial da União com informações sobre os valores a receber, e o recolhimento poderá ser contestado pelos que tiverem direito.
Para consultar se há valores esquecidos a receber, acesse o site oficial do Sistema de Valores a Receber (SVR) e clique em “Consulte valores a receber”. Preencha os campos com seus dados e clique em “Consultar”.
Caso existam valores a receber, você precisará de uma conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br para acessar o SVR e agendar o Pix ou entrar em contato com as instituições financeiras para a transferência.