Águas do Imperador opera com redução de um quarto da vazão total em meio à estiagem
Sistemas de abastecimento de água em Petrópolis enfrentam redução drástica devido à estiagem severa, impactando o fornecimento para 80% da cidade.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Águas do Imperador, concessionária responsável pelo abastecimento de água em Petrópolis, anunciou que os sistemas Mosela e Montevideo, responsáveis por 80% do abastecimento da cidade, estão operando com apenas 75% da vazão total, mesmo com a utilização de três bombas extras. A situação se agrava em meio a uma estiagem classificada como "severa" pela empresa, que impacta diretamente a oferta de água nos mananciais.
O problema da estiagem já era previsto no Plano Inverno, elaborado pela Defesa Civil, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia, que indicavam chuvas abaixo do normal e temperaturas acima da média para os meses de julho, agosto e setembro. No entanto, a Prefeitura ainda não informou quais medidas de contingência serão adotadas para enfrentar a situação.
No final de semana, moradores de diversos bairros, incluindo Bingen, Morin, Cascatinha, Quitandinha, Estrada da Saudade e Quissamã, relataram falta de água ou redução no fornecimento. A Águas do Imperador destaca que, em anos anteriores, durante estiagens brandas, as bombas extras eram suficientes para manter o sistema operando com pequenas variações. Contudo, a situação atual se agravou devido às altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Como medidas emergenciais, a empresa intensificou o uso de captações alternativas, bombas extras e caminhões-pipa, alguns abastecendo as regiões afetadas 24 horas por dia, além de executar medidas técnicas para equilibrar a distribuição de água. A Águas do Imperador também solicita o uso consciente da água pelos moradores, priorizando as necessidades essenciais.
Em caso de desabastecimento, os consumidores podem entrar em contato com a concessionária através dos canais de comunicação disponibilizados: Whatsapp (21) 97211-8064, site www.aguasdoimperador.com.br e telefone 0800 742 0422. A Prefeitura, por sua vez, não respondeu aos pedidos de informações sobre as medidas de contingência até o momento da última atualização.