Superlua: Maior do ano poderá ser vista nesta quinta-feira
Fenômeno astronômico deixará a Lua mais brilhante e maior no céu nesta quinta-feira (17).
Autor original: Agência Brasil
Edição e resumo: Thiago Mendes
Nesta quinta-feira (17), o céu será palco para a observação da superlua, fenômeno que deixa o astro com aparência maior e mais brilhante devido à sua posição no perigeu, ponto mais próximo da Terra em sua órbita.
O momento exato da lua cheia varia de acordo com o fuso horário, mas já é possível notar a Lua maior e mais chamativa nos dias de céu claro.
A superlua ocorre quando o Sol e a Lua se alinham em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. É importante destacar que o termo “superlua” não tem uma base científica e foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Apesar de não ser um termo científico, o fenômeno é popularmente conhecido e gera fascínio em observadores do céu.
Apesar do aumento aparente do tamanho da Lua, o fenômeno é atribuído à diferença de ângulo em que é observada, e não a um aumento real do corpo celeste. O tamanho da Lua é sempre o mesmo.
Para apreciar a superlua, o ideal é observar o céu em pontos afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais surpreendente.