Estagiária da Educação perde contrato após manifestação por salários atrasados
Estagiários da Secretaria de Educação de Petrópolis protestam por atrasos em salários e passagens, com uma estagiária relatando perda de contrato após a manifestação.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Estagiários da Secretaria de Educação de Petrópolis realizaram uma manifestação nesta terça-feira (17) devido ao atraso no pagamento das passagens e dos salários, um problema recorrente para os estudantes. Uma estagiária relatou ter perdido seu contrato com a escola em que atuava devido ao ato.
"No meu caso, eu perdi o contrato. Ela [orientadora] não achou plausível a paralisação. Conversei com ela, explicando que o problema não era com a escola. Ela não quis ouvir e me convidou a me retirar", relatou a estagiária, que preferiu não se identificar.
A Prefeitura havia informado que os repasses teriam sido realizados, mas alguns estagiários relataram que as diretoras das escolas informaram que a pasta teria pedido que o dinheiro do caixa das unidades fosse utilizado para realizar os pagamentos. "Só que o fato que ocorre é que a maioria das escolas não possui dinheiro em caixa. E mais um dia estamos na luta, implorando por um direito que é nosso, mendigando o próprio salário", contou a estudante.
A Secretaria de Educação enviou uma mensagem informando que os repasses seriam iniciados e que os pagamentos deveriam ser realizados assim que o dinheiro caísse na conta das escolas. A mensagem também destaca que a pasta está "passando por um momento delicado" na rede devido à perda do ICMS.
Alguns estagiários relataram que poderão ser descontados pelos dias em que não foram trabalhar, "sendo que tem estagiários que não têm nem o dinheiro da passagem", disse uma estagiária. A Prefeitura informou que os repasses já foram realizados.