Petrópolis: Terceira cidade com mais denúncias de queimadas no estado do Rio
De acordo com o Linha Verde, Petrópolis registra um aumento de 24,92% nas denúncias de crimes ambientais em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para as queimadas, que colocam a cidade em terceiro lugar no ranking estadual.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, tem se destacado negativamente em relação à ocorrência de crimes ambientais. De acordo com dados do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente, a cidade registrou 386 denúncias até o momento, representando um aumento de 24,92% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O destaque fica por conta das denúncias de queimadas, com 22 casos registrados, colocando Petrópolis em terceiro lugar no ranking estadual. O Rio de Janeiro lidera com 117 denúncias, seguido por Nova Iguaçu com 29.
Além das queimadas, outros crimes ambientais preocupam em Petrópolis. Maus-Tratos contra Animais lidera o ranking de denúncias com 101 casos, seguido por Desmatamento Florestal (84), Extração Irregular de Árvores (81), Construção Irregular (68), Poluição do Ar (45) e Extração Irregular de Solo (32).
O bairro de Itaipava concentra o maior número de denúncias, com 36 casos. Araras, Corrêas, Centro, Posse, Nogueira, Quitandinha, Retiro, Valparaíso, Carangola, Castelânea e Pedro do Rio também se destacam com um número significativo de registros.
No âmbito estadual, Petrópolis ocupa a sexta posição em número de denúncias de crimes ambientais, atrás do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo e Niterói. Os maus-tratos contra animais lideram o ranking estadual com 9.059 denúncias, seguido por poluição do ar (1.428) e extração irregular de árvores (1.084).