Logo SerraRio

Zoom

Home
Notícias
Polícia Civil identifica 34 autores de incêndios e prende 5 pessoas

Compartilhar

Polícia Civil identifica 34 autores de incêndios e prende 5 pessoas


Operação Curupira combate incêndios criminosos no Rio de Janeiro

Tribuna de Petrópolis
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 às 17:55

Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis

Edição e resumo: Thiago Mendes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Operação Curupira, já identificou 34 autores de incêndios criminosos que atingiram diversos parques do estado. Desses, nove foram indiciados e outros aguardam laudos periciais para a formalização do processo. Cinco pessoas foram presas.

A operação foi criada em resposta aos incêndios criminosos que devastaram áreas importantes do estado, e conta com a participação da Secretaria Estadual do Ambiente (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

"Os resultados do comitê estão sendo muito bons. Causar incêndios destruindo nosso belo e importante meio ambiente é um crime grave. Somos destaque na preservação da natureza em todo o país e não vamos permitir que os incêndios provocados continuem acontecendo", disse o governador Cláudio Castro.

O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, ressalta que além dos danos à fauna e flora, os crimes também colocam em risco a segurança humana e patrimonial das áreas afetadas. "O custo para recuperar esses ecossistemas é incalculável. Não temos, por exemplo, como colocar preço na vida de um animal silvestre que foi vítima. Isso sem falar no prejuízo com a emissão de créditos de carbono, tão importantes para o nosso estado. Nossas ações estão sendo assertivas no combate a este tipo de crime", explica Curi.

As investigações da Operação Curupira continuam e já levaram à prisão de um homem de 61 anos flagrado em vídeo ateando fogo em uma área de proteção ambiental.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram