Masto de Petrópolis desmistifica câncer de mama e destaca importância do diagnóstico precoce
Especialista do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis aborda mitos sobre o câncer de mama e enfatiza a necessidade de acompanhamento médico regular para garantir a cura da doença.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis realiza ações para o Outubro Rosa, com foco na prevenção e informação sobre o câncer de mama.
O mastologista Alexandre Vilella Freitas, do Hospital SMH, realizou uma palestra para mulheres, desmistificando a doença e enfatizando a importância do diagnóstico precoce.
Um dos principais mitos abordados é a crença de que não há cura para o câncer de mama. O médico destaca que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem a cura da doença. Outro mito desmistificado é a necessidade de cirurgias radicais. Hoje, as técnicas conservadoras e os tratamentos complementares permitem a cura com menor impacto para a paciente.
O médico também enfatizou a importância da participação da sociedade na disseminação de informações corretas sobre o câncer de mama. Ele lembrou que mulheres entre 50 e 60 anos são o grupo de maior risco e reforçou a necessidade de acompanhamento médico regular, com a realização de mamografias anuais a partir dos 40 anos. A prática regular de atividade física e a dieta balanceada também são fatores importantes para a prevenção da doença.
Alexandre Vilella destaca que a informação e o acompanhamento médico regular são essenciais para a prevenção e o tratamento eficaz do câncer de mama. Ele ressalta que a doença tem cura, com técnicas menos invasivas e com a minimização dos efeitos colaterais.