Logo SerraRio

Zoom

Home
Notícias
Atrasos de salários e merenda escolar em Petrópolis: Secretária atribui queda de arrecadação

Compartilhar

Atrasos de salários e merenda escolar em Petrópolis: Secretária atribui queda de arrecadação


Secretária de Educação de Petrópolis, Adriana de Paula, explica atrasos de salários de RPAs e estagiários e alerta para impacto na merenda escolar.

Tribuna de Petrópolis
Sexta-feira, 1 de novembro de 2024 às 18:12

Autor original: Wellington Daniel

Edição e resumo: Thiago Mendes

A secretária de Educação de Petrópolis, Adriana de Paula, esteve na Câmara Municipal nesta quinta-feira (31) para explicar os recorrentes atrasos nos salários de RPAs (Regime de Pagamento Autônomo) e estagiários que atuam na pasta e questões relacionadas ao concurso público.

Convocada pela vereadora Júlia Casamasso (PSOL), Adriana apontou a queda de arrecadação como principal causa dos atrasos e mencionou que a situação preocupa também quanto ao abastecimento de alimentos nas escolas.

Em coletiva de imprensa na terça-feira (29), o prefeito Rubens Bomtempo havia afirmado que, devido à redução do Índice de Participação do Município (IPM), os atrasos seriam “compreensíveis”. Este índice define o repasse estadual de tributos como o ICMS. Durante a convocação na Câmara, Adriana afirmou que a equipe trabalha para evitar atrasos, mas admitiu que a dificuldade financeira tem afetado o cumprimento regular das obrigações. “A gente trabalha o tempo inteiro para que o atraso não aconteça. Ele acontece, e a gente lamenta muito”, disse.

A secretária também alertou sobre a situação da merenda escolar, afirmando que 80% dos custos são cobertos com verbas próprias do município, enquanto apenas 20% são provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A verba da alimentação escolar supre 20%. E 80% são de fonte própria do município”, explicou a secretária.

Adriana também abordou os resultados do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), contestando informações sobre a não atingimento da meta, e explicou a contratação de RPAs para suprir a falta de professores na rede. A secretária ainda detalhou o processo de admissão dos aprovados no concurso público de 2022, explicando que a demora se deve ao fluxo administrativo.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram