Deputado Cobra Preparo para Chuvas Intensas no Verão
Yuri Moura (PSOL) solicita informações detalhadas sobre ações de prevenção a desastres em municípios fluminenses, alertando para a necessidade de investimento em infraestrutura e gestão de riscos.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O deputado estadual Yuri Moura (PSOL), coordenador da Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e em Defesa da Moradia Digna, enviou, no último dia 30 de outubro, questionamentos ao Governo do Estado e a todas as prefeituras fluminenses sobre as ações de prevenção e planejamento para as chuvas intensas que se aproximam.
O parlamentar destacou que, com as mudanças climáticas e a falta de investimento em infraestrutura, a intensidade dos desastres hidrológicos e geológicos, como inundações e deslizamentos, tendem a aumentar. E que o poder público precisa trabalhar para preservar vidas.
Yuri Moura, além de apontar a necessidade urgente de ações concretas, como os planos de contingência, a inscrição de projetos em programa do Governo Federal, como o Novo PAC, e linhas de financiamento da Secretaria Nacional de Defesa Civil, reforçou que a responsabilidade na gestão de riscos não é apenas de caráter estadual e nacional, mas exige uma resposta ativa de todos os municípios fluminenses.
Segundo ele, a falta de investimento e planejamento pode agravar tragédias, especialmente em regiões mais vulneráveis. “É a crise climática com crise urbana, e o mínimo que precisamos é de responsabilidade dos gestores públicos”, afirmou o deputado.
O deputado questiona a atualização dos planos de contingência, o mapeamento de áreas de risco e a destinação adequada de recursos para obras, moradia e Defesa Civil. Ele também solicita cópias dos orçamentos e execução dos últimos três anos, com detalhamento dos valores destinados às ações preventivas, de mitigação, preparação, resposta e recuperação em desastres. Yuri Moura enfatiza a necessidade de medidas conjuntas que envolvam as Defesas Civis municipais e estadual, o Corpo de Bombeiros e as comunidades locais.