Comércio de Petrópolis Prevê Abertura de 3 Mil Vagas Temporárias no Final do Ano
Pesquisa da CNDL e SPC Brasil aponta alta na demanda por trabalhadores temporários no país, com destaque para o comércio de Petrópolis, que espera criar 3 mil vagas para atender à demanda do Natal e Ano Novo.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O comércio brasileiro se prepara para um fim de ano movimentado, com a expectativa de abertura de até 110 mil vagas temporárias em todo o país. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), essa estimativa representa um aumento de 16,18% em relação a 2022.
Em Petrópolis, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) prevê a criação de cerca de 3 mil vagas temporárias para atender à demanda do comércio local durante as festividades de Natal e Ano Novo, um sinal de recuperação para o setor após os desafios dos últimos anos.
A pesquisa aponta que a maioria dos empresários (54%) planeja abrir vagas temporárias, com uma média de dois profissionais por empresa. O período médio de contratação é de 2,3 meses, e 26% dos trabalhadores temporários podem ser efetivados após esse período.
As funções mais procuradas incluem vendedores (23%), ajudantes (16%) e cabeleireiros (12%), além de recepcionistas, manicures, caixas e balconistas (10%). A remuneração média das vagas é de R$ 1.553,20, e as oportunidades abrangem diversas faixas etárias, com destaque para trabalhadores em torno dos 30 anos.
As contratações em Petrópolis devem se intensificar a partir da primeira semana de novembro, alcançando seu pico em dezembro, quando 22% dos empresários planejam abrir vagas, acompanhando a tendência nacional de aumento nas vendas e na demanda por mão de obra.