Cadastro eleitoral reabre nesta terça-feira: biometria é obrigatória
Justiça Eleitoral reabre cadastro com serviços presenciais, incluindo a coleta de biometria, que se torna obrigatória em 2026.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Justiça Eleitoral reabriu nesta terça-feira (05) o cadastro eleitoral, com todos os serviços disponíveis presencialmente, incluindo a coleta de biometria. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) oferece também o autoatendimento.
Quem vai tirar o título pela primeira vez ou ainda não teve a biometria coletada precisa comparecer presencialmente aos postos eleitorais para a coleta dos dados biométricos. Os postos atendem de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, sem necessidade de agendamento.
A biometria é um procedimento de segurança que garante a unicidade de cada pessoa no Cadastro Eleitoral, evitando fraudes. A meta da Justiça Eleitoral é que 100% do eleitorado esteja biometrizado até 2026, quando a digital se tornará condição obrigatória para votar.
Além do alistamento eleitoral e da coleta de dados biométricos, outros serviços como transferência de domicílio, regularização da situação eleitoral, emissão de certidões eleitorais e justificativa de ausência às urnas também estão disponíveis.
Para saber se já possui a biometria coletada, o eleitor pode consultar o site da Justiça Eleitoral. Caso não tenha realizado a coleta, é necessário comparecer ao cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor. Dúvidas podem ser sanadas pelo Disque TRE-RJ, pelo telefone (21) 3436-9000, das 11h às 19h.