Supercomputador Santos Dumont recebe atualização para aumentar capacidade
Equipamentos de última geração chegam ao LNCC, em Petrópolis, para modernizar o supercomputador Santos Dumont e fortalecer a pesquisa científica brasileira.
Autor original: Priscila Torquato, g1
Edição e resumo: Thiago Mendes
O supercomputador Santos Dumont, referência na pesquisa científica brasileira, recebeu uma atualização significativa com a chegada de novos equipamentos ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis, RJ. A atualização, resultado de um projeto de cooperação com a Petrobras, visa aumentar a capacidade computacional do Santos Dumont, permitindo que mais projetos de pesquisa brasileiros sejam atendidos e que aqueles já em andamento concluam suas simulações e análises de dados com maior rapidez.
Essa atualização representa a primeira etapa do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e coloca o Santos Dumont de volta ao Top 500 do Mundo como o computador mais rápido da América Latina dedicado à pesquisa científica.
Com a atualização, o supercomputador terá a capacidade de atender um número maior de projetos científicos, realizar simulações numéricas de fenômenos complexos e treinar sistemas de inteligência artificial mais sofisticados.
A máquina entrará em teste nos meses de dezembro e janeiro de 2025, e a previsão para começar a operar com a nova capacidade é fevereiro de 2025.