Diocese de Petrópolis celebra o Dia Mundial dos Pobres com ações sociais
A Diocese de Petrópolis promove ações sociais em seis cidades para marcar o Dia Mundial dos Pobres, com foco em oração, solidariedade e ações concretas para ajudar os necessitados.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
Em sintonia com a Igreja no Brasil, a Diocese de Petrópolis está engajada na VIII Jornada Mundial dos Pobres (JMP), culminando no Dia Mundial dos Pobres, em 17 de novembro.
Para marcar a data, ações sociais estão programadas para ocorrer em seis cidades no sábado (16) e no domingo (17). Nesta oitava edição da Jornada dos Pobres, o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5) convidam a seguir o chamado do Papa Francisco: “abrir nossos corações à oração e à solidariedade com os mais necessitados.
Que esta jornada nos una em encontros, convivência, escuta e cuidado, para podermos caminhar juntos, como irmãos e irmãs, construindo um mundo mais justo e fraterno para todos”. Instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao término do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Dia Mundial dos Pobres é celebrado anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum.
A data visa sensibilizar a comunidade sobre a realidade da pobreza, incentivando ações concretas de solidariedade e compaixão para com os mais necessitados. A iniciativa é um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem Cristo nos pobres e excluídos, e responderem com amor e serviço.
No Brasil, a Igreja ampliou a celebração para a Jornada Mundial dos Pobres, promovendo um período de reflexão, conscientização e ações concretas em prol desta população.