Logo SerraRio
Home
Notícias
Moradores do Contorno Reivindicam Indenização Após Desabamento

Compartilhar

Moradores do Contorno Reivindicam Indenização Após Desabamento


Sete anos após desabamento que deixou famílias desabrigadas, comunidade cobra indenização justa e recuperação da área afetada.

Tribuna de Petrópolis
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024 às 08:49

Autor original: Enzo Gabriel

Edição e resumo: Thiago Mendes

Sete anos após um desabamento que gerou uma cratera de 70 metros de diâmetro na Comunidade do Contorno, em Petrópolis, moradores lançaram um manifesto reivindicando indenização e recuperação da área afetada. O incidente, ocorrido em novembro de 2016, deixou mais de 50 famílias desabrigadas e causou danos significativos à comunidade.

O manifesto, assinado pelo Movimento das Comunidades Populares (MCP), pela Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Leonardo Boff e moradores locais, cobra uma indenização justa pelos danos sofridos. Os moradores alegam que, em 2013, enviaram um ofício à Concer, concessionária responsável pela obra, alertando sobre os riscos das explosões para a construção do túnel.

A Concer ofereceu indenizações de R$ 4 mil por danos morais, valor considerado irrisório pelos moradores que na justiça pedem cerca de R$ 135 mil por família, baseado em um pagamento anterior feito pela concessionária a uma única família. O manifesto também exige a recuperação imediata da área afetada, atualmente abandonada pela empresa.

Angélica Domingas, moradora da comunidade, critica a postura da Concer, afirmando que a empresa sempre responde de forma superficial, alegando cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), sem reconhecer a gravidade dos danos causados. A comunidade tem realizado diversos atos públicos, incluindo fechamentos de rodovias, para pressionar por seus direitos.

Em resposta, a Concer afirma que laudos periciais não estabeleceram nexo de causalidade entre as obras do túnel e a subsidência. Apesar disso, a empresa afirma manter o pagamento do aluguel social, cestas básicas e kits de higiene às famílias, como parte do TAC.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram