Prevenção de Doenças Infecciosas na Primavera
Dicas de especialistas para evitar doenças sazonais na primavera
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
A primavera, apesar de suas belezas, traz consigo um aumento no risco de doenças infecciosas sazonais. A variação climática favorece a proliferação de vírus e bactérias, aumentando a incidência de doenças como catapora, caxumba, sarampo, conjuntivite, rinite alérgica e asma.
A floração das plantas intensifica a liberação de pólen no ar, desencadeando reações alérgicas em muitas pessoas. Sintomas como espirros, coriza e coceira são comuns nesse período.
Doenças infecciosas são causadas por diversos microrganismos, e sua transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta, podendo levar a epidemias se não houver controle, destaca Lorena Henriques, coordenadora do curso de Biomedicina da Estácio.
A prevenção é crucial, não apenas para a saúde individual, mas também para a coletiva, reduzindo o impacto no sistema de saúde e mantendo a sociedade produtiva. A biomedicina desempenha papel fundamental no desenvolvimento de vacinas, tratamentos e métodos de prevenção, permitindo diagnósticos rápidos e precisos.
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças como catapora, caxumba e sarampo. Outras medidas preventivas incluem higiene adequada das mãos, evitar contato próximo com pessoas doentes e buscar atendimento médico ao surgirem sintomas.