Vagas de estacionamento para autistas são demarcadas na cidade
Petrópolis reserva vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA, além de testar sinais de trânsito sonoros.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
A cidade de Petrópolis reservou vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Duas vagas foram demarcadas no Centro, nas ruas Raul de Leoni e Piabanha, com placas instaladas recentemente pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
Em abril, o município iniciou a regulamentação da emissão de credenciais para o uso dessas vagas, permitindo que pessoas com TEA estacionem também nas vagas destinadas a deficientes.
Segundo o presidente da CPTrans, Diogo Esteves, as pessoas autistas podem estacionar tanto nas vagas para deficientes quanto nas novas vagas exclusivas para autistas, identificadas pelo símbolo internacional do autismo (o laço quebra-cabeça).
Além das vagas exclusivas, a cidade também está testando sinais de trânsito sonoros em dois pontos do Centro Histórico, como destacado pela secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, Marcia Schanuel.
A credencial para o estacionamento pode ser obtida na sede da CPTrans, mediante apresentação de laudo médico, documento de identificação, comprovante de residência, CNH e documento do veículo. A credencial tem validade de cinco anos.