Chuva Revela Crise no Lixo e na Energia em Petrópolis
Coleta de lixo deficiente e oscilações de energia expõem problemas em Petrópolis após fortes chuvas.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
As fortes chuvas que atingiram Petrópolis em 02/11 expuseram a precariedade da coleta de lixo na cidade. Com o serviço deficiente, o lixo acumulado foi levado pelas enxurradas, conforme registrado por moradores da Mosela. Esse problema também foi observado em chuvas anteriores, no dia 21/10.
A situação gerou convocação de autoridades para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal em 06/11. Vereadores demonstram preocupação com o impacto ambiental da deficiência na coleta. A Comdep prometeu regularizar o serviço até esta data ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), mas as reclamações persistem, com relatos de acúmulo de lixo em Itaipava no dia 01/11.
Além dos problemas com o lixo, os moradores de Petrópolis também enfrentaram instabilidade no fornecimento de energia elétrica em diversas áreas da cidade. A oscilação da luz causou preocupação com a possibilidade de danos a equipamentos eletrônicos.
Uma moradora do Bingen relatou o constante desligamento e religamento da energia, obrigando-a a desligar todos os aparelhos da tomada. A Enel Rio atribuiu a instabilidade a um desarme em uma linha de alta tensão, afirmando ter reforçado as equipes em campo em antecipação à chuva.
Apesar das reclamações e dos problemas relatados, a Prefeitura de Petrópolis não se pronunciou até o fechamento da matéria.