Defesa Civil Alerta em Operação em Petrópolis
Novo sistema de alertas de desastres via celular chega a Petrópolis e outras cidades
Autor original: Andreia Verdélio/Agência Brasil
Edição e resumo: Thiago Mendes
O sistema Defesa Civil Alerta, que utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas de desastres, entrou em operação em Petrópolis e outros municípios das regiões Sul e Sudeste. O sistema envia mensagens de texto e avisos sonoros gratuitos, mesmo em aparelhos no modo silencioso, sobrepondo qualquer conteúdo na tela.
Petrópolis participou de um teste piloto em agosto, com resultados positivos. A população recebeu alertas sonoros e vibratórios sem necessidade de cadastro prévio, diretamente em seus celulares.
O sistema envia alertas para áreas com cobertura 4G ou 5G em risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. Não é necessário cadastro prévio; o alerta é automático para quem estiver na área de risco.
O conteúdo dos alertas é definido pelas Defesas Civis estaduais e municipais, que enviam os alertas em situações de previsão crítica de desastres. O objetivo é complementar outros sistemas de alerta e reduzir impactos de desastres, avisando e orientando a população em risco.
O Defesa Civil Alerta é para desastres de grande perigo. Para eventos de menor intensidade, outros mecanismos como SMS, TV, WhatsApp e Google permanecem em uso. Um teste recente em 36 municípios do Rio Grande do Sul e Belo Horizonte demonstrou a funcionalidade do sistema, e um projeto piloto em 11 cidades mostrou aprovação de 87% da população.