Deputado Denuncia Crise do Lixo em Petrópolis
Parlamentares pressionam Prefeitura após denúncia de irregularidades na coleta de lixo, causando danos ambientais e à saúde pública.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O deputado estadual Yuri Moura denunciou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) possíveis práticas ilícitas, negligência administrativa e danos ambientais relacionados à crise na coleta de lixo em Petrópolis.
A denúncia ocorre após o registro de acúmulo de resíduos em diversos bairros da cidade devido à ineficiência na coleta. Outros parlamentares, como a vereadora Gilda Beatriz e os vereadores Mauro Peralta e Domingos Protetor, também se mobilizaram, convocando representantes da prefeitura para prestar esclarecimentos e buscando soluções para o problema.
A denúncia de Yuri Moura solicita uma reformulação completa da política de resíduos sólidos de Petrópolis, com foco em sustentabilidade e transparência. Ele destaca que a negligência da Prefeitura fere princípios constitucionais de proteção ambiental e saúde pública.
A crise é atribuída, em parte, à Comdep, que assumiu os serviços de coleta após o término do contrato com o Consórcio LIMP-SERRA, sem o devido planejamento, resultando em acúmulo de lixo e impactos negativos na coleta seletiva, turismo e meio ambiente. A situação se agravou em 2024, com custos elevados devido à falta de um sistema eficiente de transbordo.
A má gestão de resíduos em Petrópolis, cidade inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata Atlântica, gera riscos ambientais significativos, como contaminação de solos e rios, agrava problemas de saúde pública e contraria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A Prefeitura foi contatada para se posicionar oficialmente sobre a denúncia.