Logo SerraRio

Zoom

Home
Notícias
Deputado Denuncia Crise do Lixo em Petrópolis

Compartilhar

Deputado Denuncia Crise do Lixo em Petrópolis


Parlamentares pressionam Prefeitura após denúncia de irregularidades na coleta de lixo, causando danos ambientais e à saúde pública.

Tribuna de Petrópolis
Quinta-feira, 5 de dezembro de 2024 às 10:41

Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis

Edição e resumo: Thiago Mendes

O deputado estadual Yuri Moura denunciou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) possíveis práticas ilícitas, negligência administrativa e danos ambientais relacionados à crise na coleta de lixo em Petrópolis.

A denúncia ocorre após o registro de acúmulo de resíduos em diversos bairros da cidade devido à ineficiência na coleta. Outros parlamentares, como a vereadora Gilda Beatriz e os vereadores Mauro Peralta e Domingos Protetor, também se mobilizaram, convocando representantes da prefeitura para prestar esclarecimentos e buscando soluções para o problema.

A denúncia de Yuri Moura solicita uma reformulação completa da política de resíduos sólidos de Petrópolis, com foco em sustentabilidade e transparência. Ele destaca que a negligência da Prefeitura fere princípios constitucionais de proteção ambiental e saúde pública.

A crise é atribuída, em parte, à Comdep, que assumiu os serviços de coleta após o término do contrato com o Consórcio LIMP-SERRA, sem o devido planejamento, resultando em acúmulo de lixo e impactos negativos na coleta seletiva, turismo e meio ambiente. A situação se agravou em 2024, com custos elevados devido à falta de um sistema eficiente de transbordo.

A má gestão de resíduos em Petrópolis, cidade inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata Atlântica, gera riscos ambientais significativos, como contaminação de solos e rios, agrava problemas de saúde pública e contraria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A Prefeitura foi contatada para se posicionar oficialmente sobre a denúncia.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram