Reestruturação do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
Lei 10.603/24 garante maior equilíbrio nas carreiras e possibilita promoções
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 10.603/24, que reestrutura o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A lei promove ajustes no quadro de oficiais de Saúde, Administração, Especialistas e Capelães, buscando maior equilíbrio entre as carreiras e promoções.
A principal mudança é o aumento de vagas em cargos superiores, como Coronel Enfermeiro, Coronel Assistente Social e Major Médico. Para compensar, haverá aumento de vagas para 1º tenente nessas áreas, otimizando a estrutura organizacional.
De acordo com o governador Cláudio Castro, a reestruturação é um marco para o CBMERJ, garantindo um fluxo de carreira mais justo e eficiente. Ele destacou o objetivo de valorizar os profissionais e fortalecer a corporação para assegurar um serviço de excelência.
A lei também possibilita a ascensão na carreira para bombeiros que ingressam como soldados, permitindo que cheguem ao posto de tenente-coronel. Isso representa uma importante melhoria na progressão de carreira dentro da corporação.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, afirmou que o ajuste corrige discrepâncias históricas na distribuição de vagas, criando um fluxo de carreira mais eficiente e alinhado às necessidades do CBMERJ.