Impacto das Vagas Temporárias no Comércio de Petrópolis
Especialista analisa a criação de 3 mil vagas temporárias em Petrópolis e seu impacto na economia local e nacional.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Com o Natal e o Ano Novo se aproximando, cerca de 3 mil vagas de trabalho temporárias devem ser criadas no comércio de Petrópolis, representando um aumento significativo de 5% no número de trabalhadores formais da cidade, que é de aproximadamente 70 mil.
De acordo com o economista Rodolpho Tobler, esse aumento de vagas impacta positivamente a economia petropolitana, principalmente nos setores de comércio, bares, restaurantes e hotelaria, impulsionando o aquecimento econômico da cidade, muito ligada ao turismo e comércio.
As vagas temporárias oferecem vantagens para as empresas, com menor custo e a possibilidade de aproveitamento da mão de obra caso a demanda se mantenha alta no início do ano seguinte. Além disso, a geração de empregos contribui para um maior poder de compra, movimentando a economia local e nacional, mesmo que nem todas as vagas resultem em efetivações.
Com uma remuneração média de R$ 1.553,20, as vagas atraem trabalhadores de todas as idades, sendo o perfil de 30 anos o mais procurado. Para jovens com dificuldades de inserção no mercado de trabalho, as vagas temporárias representam uma oportunidade para mostrar seu valor e, possivelmente, serem efetivados.
Apesar de um saldo negativo na geração de vagas no comércio petropolitano desde janeiro (-12 vagas até outubro), com meses positivos intercalados, a criação de vagas temporárias contribui para a recuperação do setor, impulsionada por um aumento no consumo em um 2024 que mostra uma leve melhora em relação ao ano anterior, corroborado pela geração de 1588 novas oportunidades de emprego, liderada pelo setor de serviços (910 vagas).