Estudantes da Rede Estadual do RJ brilham em Olimpíadas de Ciências e Química
56 alunos conquistam 56 medalhas em competições nacionais e estaduais, mostrando a excelência do ensino público fluminense.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
Alunos da rede estadual do Rio de Janeiro tiveram um excelente desempenho nas Olimpíadas Nacionais de Ciências (ONC) e de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) 2024.
No total, 56 estudantes do Ensino Médio foram premiados com 56 medalhas: 8 de ouro, 18 de prata e 30 de bronze. A premiação ocorreu no último sábado (07), no auditório do Colégio Pedro II (Campus Tijuca II), com a participação de 20 unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ).
Entre as escolas que se destacaram, estão os colégios estaduais Padre Mello (Bom Jesus do Itabapoana), Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues (Nova Iguaçu) e Dom Pedro II (Petrópolis). Estudantes como Isnaiane Pereira (Ciep 168), medalhista de ouro na OQRJ, e Mariane da Cruz (Colégio Dom Pedro II) foram destaques em suas respectivas categorias.
As olimpíadas buscam estimular o interesse pelas ciências, propor desafios aos alunos e aproximar o ensino superior do Ensino Médio. A ONC é uma competição interdisciplinar para estudantes do Ensino Médio e Fundamental, com avaliação em duas fases online. Já a OQRJ é uma competição regional para alunos do estado do Rio de Janeiro regularmente matriculados no Ensino Médio.
A Secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, celebrou os resultados como prova da alta qualidade do ensino público estadual, ressaltando os resultados espetaculares obtidos pelos alunos em diversas competições nos últimos anos.