Funcionários do SMH relatam atrasos de pagamento
Médicos PJ e funcionários do Hospital SMH Beneficência Portuguesa enfrentam atrasos salariais, incluindo o 13º salário, enquanto o hospital garante que o atendimento não será afetado.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
Funcionários do Hospital SMH Beneficência Portuguesa, incluindo médicos contratados como pessoa jurídica (PJ), denunciaram atrasos em seus pagamentos. A situação, segundo relatos, já se prolonga por alguns meses, afetando salários e o pagamento do décimo terceiro salário.
As denúncias apontam para atrasos nos salários da equipe médica PJ. Além disso, funcionários de outras áreas também relatam a falta do décimo terceiro salário, cujo prazo legal de pagamento se encerrou em 30 de novembro.
O atraso nos pagamentos coincide com uma grave crise no setor de saúde suplementar no Brasil. Em novembro de 2023, a FenaSaúde divulgou que o sistema enfrenta o pior momento de sua história, com despesas superando as receitas e um prejuízo operacional acumulado de R$ 18,7 bilhões.
Em nota oficial, o Hospital SMH atribuiu os atrasos salariais à crise geral que afeta o setor de saúde. A instituição informou estar em negociações avançadas com os médicos para regularizar os pagamentos.
Apesar dos atrasos, o hospital garantiu que o atendimento aos pacientes não foi e não será afetado. A situação, no entanto, demonstra a fragilidade financeira enfrentada por instituições de saúde e o impacto direto sobre os profissionais que atuam na área.