Simulação de planos de ação para desastres em Petrópolis
MPRJ realiza simulado para avaliar e aprimorar planos de contingência para desastres em Petrópolis.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou uma simulação de planos de contingência para desastres em Petrópolis, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social.
O objetivo foi testar e propor melhorias nos planos de ação, avaliando sua eficácia em situações de crise. A iniciativa partiu da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, buscando aprimorar o atendimento em casos de desastre.
Uma inovação do MPRJ foi a criação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para as Secretarias de Saúde e Assistência Social, visando padronizar o atendimento em abrigos temporários. Essa medida, inédita na legislação, busca garantir um protocolo eficiente para os servidores em situações de emergência, uma necessidade identificada após os desastres de 2022 e 2024.
Durante o simulado, a Defesa Civil Municipal criou um cenário hipotético para testar os planos de ação e os POPs, permitindo a identificação de pontos fortes e fracos. A avaliação minuto a minuto permitiu validar as ações eficazes e apontar áreas que necessitam de revisão.
Além das secretarias municipais, o simulado contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação, Comdep, CPTrans e REDEC (Regional da Defesa Civil Estadual). Embora haja pontos a serem aprimorados, o simulado representa um grande avanço na preparação para o enfrentamento de desastres em Petrópolis.