Expectativa de Natal Aquecido em Petrópolis
Comércio petropolitano se prepara para alta demanda nos dias que antecedem o Natal, impulsionado por abertura estendida das lojas e pagamento do 13º salário.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
A CDL de Petrópolis prevê um forte movimento no comércio local nos dias que antecedem o Natal. Lojas abrirão em horários flexíveis, negociados entre lojistas e funcionários, para atender à demanda por presentes, roupas, acessórios e alimentos para as festas de fim de ano.
O varejo nacional espera movimentar R$ 69,75 bilhões neste Natal, um aumento real de 1,3% em relação a 2022. Em Petrópolis, a expectativa é positiva, principalmente nos setores de vestuário, calçados e acessórios, que representam quase 29% das vendas do período. Alimentos como panetones, vinhos e chocolates também serão bastante procurados.
A tradição brasileira de deixar as compras para a última hora, somada ao pagamento da última parcela do décimo terceiro salário, contribui para o aumento do movimento próximo ao Natal. Lojas em Petrópolis funcionarão em horários estendidos até o dia 24, com horários definidos em acordo entre lojistas e funcionários.
Segundo Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, o otimismo se justifica pela alta tradicional do comércio no fim de ano e pela abertura estendida das lojas, que proporciona mais conforto aos clientes. O crescimento do setor de alimentos também é um fator positivo, complementando as vendas de roupas e presentes.
As compras online também contribuem para o aumento das vendas, com muitos clientes realizando escolhas online e finalizando a compra nas lojas físicas, criando uma sinergia positiva.