Funcionários do SMH denunciam falta de pagamento do 13º salário e outros atrasos
Denúncias de funcionários do Hospital SMH expõem falta de pagamento do 13º salário, atrasos salariais, FGTS pendente e compra de férias sem consentimento.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Funcionários do Hospital SMH Beneficência Portuguesa denunciaram a falta de pagamento do 13º salário, atrasos salariais recorrentes e a suspensão dos depósitos do FGTS desde abril de 2023. A situação afeta significativamente o bem-estar dos colaboradores, principalmente em véspera de Natal.
A falta de comunicação por parte da administração do hospital agrava a situação. Os funcionários relatam que os pagamentos de outubro e novembro foram parcelados, e que não há previsão para o pagamento do 13º salário. A ausência de transparência e de uma previsão de pagamento geram ansiedade e desesperança entre os funcionários.
Além dos atrasos salariais e do não recebimento do 13º, outra denúncia grave aponta para a compra das férias atrasadas dos funcionários sem o seu consentimento. O hospital teria comprado as férias atrasadas, parcelando o pagamento e a multa devida pelo atraso, sem consultar os colaboradores.
A situação de inadimplência também afeta o repasse do INSS, mesmo sendo descontado dos salários dos funcionários. Os problemas financeiros do hospital estão impactando diretamente na saúde física e mental dos funcionários, com relatos de aumento de pressão arterial e surtos nervosos devido ao estresse e incerteza.
O Hospital SMH não se manifestou sobre as denúncias até o fechamento desta matéria.