Justificativa de Ausência no Segundo Turno das Eleições 2024
Eleitores têm até janeiro de 2025 para justificar ausência no segundo turno das eleições municipais de 2024. Saiba como justificar online ou presencialmente e as consequências do não cumprimento do prazo.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições municipais de 2024 termina em 7 de janeiro de 2025. A justificativa é obrigatória para quem está sujeito ao voto obrigatório.
Existem três maneiras de justificar a ausência: pelo aplicativo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em um cartório eleitoral.
Pelo aplicativo e-Título, basta acessar a opção “Mais opções” e preencher o formulário. O Autoatendimento Eleitoral permite solicitar a justificativa ou acompanhar o andamento do pedido online, utilizando o número do título, CPF ou dados pessoais. Presencialmente, é necessário preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo no cartório eleitoral.
O não cumprimento do prazo pode resultar em multa e outras consequências, como a impossibilidade de obter certos documentos ou participar de concursos públicos. Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, exceto para maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos e analfabetos. Mais informações podem ser encontradas no Portal do TSE.