Consulta Pública para Criação de RPPNs em Petrópolis e Nova Friburgo
Inea abre período de manifestações para criação de duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural no estado do Rio de Janeiro.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está com consultas públicas abertas para a criação de duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no estado do Rio de Janeiro. Uma delas, a RPPN Remanso do Rocio, localizada em Petrópolis, receberá manifestações até o dia 06 de janeiro.
A RPPN Remanso do Rocio, situada no bairro Fazenda Inglesa, em Petrópolis, possui 2,05 hectares de Mata Atlântica e é contígua à Reserva Biológica Estadual de Araras. Sua criação contribuirá para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da região.
Já a RPPN Itororó, em Nova Friburgo, possui 10,89 hectares e abriga rica biodiversidade de flora e fauna. Espécies ameaçadas como o samambaiaçu e a palmeira-jussara estão presentes na área, assim como animais como irara, paca e teiú. As manifestações para esta RPPN devem ser enviadas até 11 de janeiro.
Ambas as consultas públicas estão disponíveis no site do Inea, e as manifestações devem ser encaminhadas para o e-mail inea.rppn@gmail.com.
As RPPNs são unidades de conservação de proteção integral, em propriedades privadas, com objetivo de conservar a biodiversidade. O Inea oferece suporte técnico aos proprietários interessados na criação e gestão dessas reservas, contribuindo para a proteção da Mata Atlântica no estado. Atualmente, o Inea reconhece 114 RPPNs, protegendo 9.310 hectares de Mata Atlântica.